TWO

23 setembro 2012

Qual a Diferença entre o Lápis HB, 2B, H, etc?

Oi, Tudo bem?


Qual Lápis Usar
A escolha é muito pessoal, mas dá para estabelecermos um "quase padrão":

- Rafes, projetos, estudos (inclusive artísticos), áreas escuras e grandes
Utilize lápis extremamente macios: 9B a 4B

- Para Desenhos a mão livre
macios: 3B a B

- Para Desenhos Lineares (inclusive escrita)
dureza média: HB ou F

- Para Desenhos Técnicos
rígidos: H ou 2H

- Para gráficos e detalhes (inclusive artísticos)
muito rígidos: 3H a 5H

- Para Litografia, Xilogravura ou outros fins especiais
extrema rigidez: 6H a 9H

De um modo geral, utilize os lápis mais duros para obter traçados claros e mais suaves para obter sombras e preencher áreas mais escuras.
Os mais duros são mais difíceis de serem apagados, enquanto os mais suaves podem ser totalmente apagados, sem deixar sulcos no papel.

Lembrando que independente de todo esse tutorial, a escolha do lápis é sua. Escolha sempre o que melhor se adequar as suas necessidades e a sua preferência.



Créditos: (www)


Um comentário:

  1. Que legal!
    Olha, se você quiser posso te ajudar no blog...
    Se quiser me colocar como postadora pode, daí eu posso fazer tutoriais no Paint.
    Beijos!
    (PS:caso esteja afim de me colocar como postadora, comente no meu blog (monstercuriosidadesyoshis) dizendo tá?
    Meu e-mail é : mesquitita@gmail.com
    bjos)

    ResponderExcluir