TWO

28 junho 2018

Criando Formas Parte I



Olá galera tudo bem? 
Hoje trago algumas dicas para você que gosta de desenhar tanto no papel como no computador. 


É importante saber que desenhar não é somente desenhar pessoas, objetos mas sim construir formas no papel. Ou uma superfície em 2D.
OBS: 2D ou 3D são dimensões = Dimensões são direções, larguras, altura e profundidade.
No papel só tem altura e largura. Você nunca vai desenhar na profundidade, tipo furar o papel e desenhar. É importante saber que quando formos desenhar, precisamos desenhar visualizando a terceira dimensão e obviamente as outras duas primeiras. Então você vai ter que intuitivamente calcular a profundidade das coisas.
Uma das dificuldades que sempre vai surgir é no momento em que tivermos que fazer o personagem nos seus respectivos movimentos. Como por exemplo, mãos para frente, ou uma mão na frente e a outra atrás.    Isso acontece porque você tem dificuldade em calcular ou girar as formas com ângulos mais evidentes. Se você tem essa dificuldade provavelmente você começou a desenhar copiando algum tipo de desenho. Na verdade é difícil alguém começar a desenhar sem copiar de algo. Quando você copia você consegue fazer a imagem calculando só a largura e altura.
Muitas vezes a gente pensa que já sabemos construir estruturas no papel pelo fato de já copiarmos algum desenho, mas as coisas não são bem assim. Construir estruturas no papel já vem da cabeça da pessoa. Você tem que pegar alguma coisa da tua mente. Ela não tem uma referencia especifica, mas tem que ser uma ideia sua. E você vai construindo ela aos poucos no papel. Quando você copia uma imagem, ela já está pronta, então você não está construindo ela, mas está pegando os detalhes que estão em um lugar e repassando para outro. Por isso que talvez você possa conhecer alguma pessoa que copia muito bem, mas na hora de criar a diferença da imagem é gigantesca, nem parece que foi a mesma pessoa que fez. Isso acontece porque ela não sabe criar.
É importante sabermos o que iremos fazer, por isso nessa postagem passarei um exercício que sera a chave para nos ajudar a conseguir criamos desenhos vindo de nossa própria mente.
O exercício é simples, basicamente teremos que fazer formas simples riscando. Como  por exemplo uma bola, que devera ser feita riscando, ou desenharemos um quadrado só para pegarmos o costume de construir as formas sem depender de linhas por enquanto, utilizando um lápis claro como HB.

OBS: Preencham as formas igual no exemplo acima para começar. Façam isso várias vezes.

Por enquanto vamos esquecer as três dimensões.

Depois vamos tentar pegar um lápis 6B que é mais escuro e tentar formas utilizando ele, lembrando que sem depender de linhas. Os traços não precisam ficar perfeitos, é só para os traços ficarem mais definidos. Dessa vez não precisam preencher dentro das formas, façam livremente.

Esse exercício parece simples, mas ele será muito útil nessa caminhada para o desenho.
Os desenhos são compostos por várias formas geométricas por isso é preciso a gente estar familiarizado com eles, por isso é importante esse exercício.
Podemos tentar fazer baseado nessas formas geométricas um bonecão ou um esboço:



Não precisa ficar perfeito, a ideia é mostrar para vocês que com as formas podemos criar muitas coisas. Por isso é muito importante estudarmos formas geométricas.
Esse tutorial não é para depois de exercer ele você guardar seus desenhos ou colocar como um pôster no seu quarto. Ele é para ser feito e jogado fora pois o intuito dele é apenas treinar sua mente diante das formas. Por isso não se preocupe em ficar uma obra-prima mas tente exercer ele para treinamento, sem se importar com os erros.

Espero que esta postagem possa ser útil a todos vocês que assim como eu sonham em trilhar o caminho da Arte. 

Beijos, até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário